Você já ouviu falar das consequências do acúmulo de radicais livres no nosso corpo? Esse acúmulo é devido a ação interna do organismo e agentes externos, como a radiação solar, agentes químicos e má alimentação. Essas moléculas podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros. Para evitar o estresse oxidativo causado pelo acúmulo de radicais livres, temos os antioxidantes.
O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.
Alguns nutrientes, naturalmente presentes nos alimentos, possuem propriedades antioxidantes. Entre eles, estão as vitaminas C e E, carotenoides e isoflavonas. Alimentação rica em hortaliças e frutas está associada à baixa incidência de doenças crônico-degenerativas, como alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Veja ao lado como ocorre a ação dos radicais livres e a importância dos antioxidantes para o bom funcionamento do organismo.
E o café é cheio de antioxidantes!
Experimentos realizados pelo Laboratório PD&I Bioprodutos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Goiás em parceria com o café Garoa (enviamos um #espresso como amostra) destacam a capacidade antioxidante do café espresso.
No gráfico, observa-se que o café espresso apresenta grande potencial antioxidante quando comparado ao ácido tânico, um composto utilizado pelos pesquisadores como referência para atividades antioxidantes.
Fonte: Soraia Ferreira
(Laboratório de Bioprodutos da Faculdade de Farmácia da UFG)